Verdade ou não para você, uma coisa não se pode negar: a reputação de qualidade sonora extrema que o pessoal da Funktion-One construiu mundo afora é impressionante. É unanimidade em publicações especializadas desse nicho a afirmação de que os ingleses Tony Andrews e John Newsham conseguiram inventar (até agora) o ápice em sound system.

A empresa está ativa desde 1992, mas a parceria desses dois figuras é de longa data. Na década de 1970 fundaram a Turbosound (ainda existente) e revolucionaram o mercado de sistemas de som ao vivo com produtos importantes como o TMS-3, Flashlight e a Floodlight. São responsáveis pela pesquisa, desenvolvimento e design do catálogo da Funktion-One até hoje, com uma lista de prêmios conquistados ao longo dos anos que inclui o DJ Magazine Tech Awards em 2010 (pelo produto F101), Audio Pro International em 2010 (premiação pelo conjunto da obra profissional de Tony Andrews) e o Pro Sound Awards em 2013 (pelo projeto da instalação permanente realizada nas Olimpiadas de Inverno do ano seguinte, na Rússia).

Em 2012 a Beatport listou os “10 melhores sound systems dos EUA” e simplesmente a metade do ranking continha instalações dos ingleses. O primeiro lugar ficou com Cielo Club em New York, o terceiro com a Beta em Denver, sexto com a Q de Seattle, oitavo lugar com a Mansion 360 em Miami e o décimo com o Smart Bar em Chicago; todas as casas funcionando com o Funktion-One.

Modinha? O que interessa é que você precisa presenciar o poder dessas caixas e tirar suas próprias conclusões. Vale muito a pena.


Foto: Dylan Edwards