FESTIVAL RESPECT LOST: O MAIOR ENCONTRO MULTICULTURAL E ECOLÓGICO DO BRASIL

Evento acontece em uma das principais reservas naturais de São Paulo, apresentando atrações focadas em música, entretenimento e estímulo à autoconsciência

Com expectativa de público de 2 mil pessoas, o festival Respect Lost retorna após dois anos de pausa, ainda mais fortalecido, para a sua 17a edição. A ser realizada de 01 a 03 de maio em Ilha Comprida, SP, uma das últimas áreas remanescentes da Mata Atlântica e um dos poucos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro, o evento multicultural e ecológico contará com mais de 150 artistas convidados, englobando numa única experiência música, artes, projeções, cinema, cenários, intervenções teatrais, palestras, oficinas e performances, terapias alternativas, feiras, gastronomia, área infantil e conscientização ambiental.

foto 6 respect

Preocupados com relação ao uso desta reserva ambiental, o coletivo Respect, organizador do Festival, propõe uma série ações durante o evento, sustentabilizando processos, vivências e a estadia na Ilha Comprida. O Festival já acumula uma série de selos e certificados, como o Selo Greenhub de gestão da sustentabilidade, além de gerar o relatório de gestão ambiental Evento Limpo, demonstrando seu comprometimento com o meio ambiente e inclusão social. Dentre as atividades focadas em sustentabilidade encontram-se: Aplicação de técnicas de gerenciamento de resíduos, válida para todos resíduos sólidos gerados no evento, inclusive óleo de cozinha usado e lixo eletrônico, que serão encaminhados à reciclagem, pilhas e baterias que serão descartadas corretamente, e resíduos orgânicos que serão compostados na área de camping; As estruturas construídas no festival serão edificadas utilizando materiais alternativos e de mínimo impacto ao meio ambiente através da bioconstrução e da permacultura; Duchas para banhos com sistema de filtragem da água residual; Sugestão aos participantes de utilização de produtos biodegradáveis para minimizar os impactos ao meio ambiente, ações voltadas à conscientização ambiental, oficinas de conscientização ecológica, distribuição de mudas e de sementes, distribuição de cinzeiros de bolso, plantio e reciclagem, limpezas coletivas da praia.

foto 11 respect

Na programação musical, destaque para os DJs e produtores do palco Dance Floor, como A.K.D. (Israel), Aho (Chile), Spectra Sonic (Japão), Cylon (Japão), Disorder (México), Contineum (UK), Kliment (Bulgária), Day Din (Alemanha) e Hypnoise (Espanha). Já na pista Chillout, cuja proposta são sons que promovem o relaxamento, a conexão e a transformação, os principais artistas são MindWalk, Subliminal, Sallun, além das bandas Nação Regueira, Hármoniz, Black Dog (Led Zeppelin Cover) e Roberto Seixas (Raul Seixas Cover).

Quanto ao time de fotógrafos e VJs, destacam-se os renomados Murilo Ganesh, Silvio Sato, Alessandra Cardoso e Jhonattan Garcia. O poeta Alika Finotti é o destaque dentre as intervenções artísticas. Artistas de circo, malabares e pirofagia também estarão presentes, levando o encantamento do teatro, da música e da alegria: Circoloko e Allientech, Arson e Biolumini. Responsável pela área infantil Roda Lúdica, a facilitadora Flavia Cabral implementará oficinas que vão trabalhar valores como paz, amor, não violência e verdade. Dentre os terapeutas de cura, estão o massagista Joe, a naturopata Tántia, Fehja Om (reiki, fitoterapia, musicoterapia e aromaterapia) e o Projeto Tiedala com oficinas gratuitas de criação de mandalas.

respect 3

Na área de expansão da consciência sustentável e conexão com a natureza, destaque para o Reciclowns, trupe de palhaços que faz repensar os hábitos, reduzir o consumo, recriar novas possibilidades e assim reinventar a relação com o planeta; o Respire, projeto que visa a educação com foco na redução de danos ao meio ambiente e o Cine Surf que vai transmitir vídeos, filmes e documentários sobre a arte e filosofia do surf e contará ainda com uma Jam Session, com intervenções e apresentação de didgeridoo realizadas por Letícia Souza.

Pela primeira vez, o Respect Lost realiza também uma feira de trocas, na qual os participantes podem levar seus objetos para experienciar um dia de entrega e desapego do que está estagnado para que possa receber o novo. Na feira de trocas tudo é bem vindo: livros, objetos, roupas, histórias e o que mais sentir que possa servir ao outro.

Focado num público que busca mais contato com a natureza e com a sua própria essência, o Respect Lost 2015 vai trabalhar com o conceito In Lak’ech, expressão da civilização Maia que significa “eu sou outro você”, transmitindo a mensagem de que todas as ações que realizamos acabam refletidas em nós mesmos.