No livro de Marcelo Gleiser a dança do universo o autor tenta expressar com uma didática extremamente simples o porque de pensarmos de forma polarizada levando em consideração sempre 2 lados como o bem e o mal, o sujo e o limpo, o certo e o errado, o escuro e o claro, sim e não.

Nosso universo é muito mais complexo que isso, é fascinante! Como vamos tentar explicar o inexplicável, como vamos falar sobre assuntos extremamente complexos se só conseguimos ter 2 pontos de vista, nossas vidas são polarizadas demais, sempre precisamos ter um ponto de vista dentre 2 opções, por que?

O universo foi criado a partir do nada?

O universo foi criado a partir de uma entidade superior?

Se o universo foi criado do nada quer dizer que o nada existe, e se o nada existe houve algo antes do nada. Está ai uma forma de pensamento polarizado, não há uma retórica compreensível por nós meros humanos para entendermos o porque das coisas, o fundamento do universo e da criação é o caos, a ordem a partir do caos.

Se o universo foi criado por uma entidade superior então quem criou essa entidade? Outra forma polarizada de se pensar, e porque o universo não é essa entidade superior.

Sempre fui um pouco contra qualquer tipo de religião porém não podemos deixar de lado que foi nas religiões antigas e até as atuais que a criação sempre foi o ponto de partida qualquer tipo de crença e ideologia, seja ela guiada por um Deus ou então seja ela explicada em equações de alto grau de compreensão, o que mais nos fascina é a [highlight]criação[/highlight].

A criação é a curiosidade que une tudo, desde o Ateu que crê primeiramente na ciência com embasamentos sólidos até o mais religioso com sua crença em palavras e explicações nem muitas vezes racionais.

Uma ótima indicação de leitura é o livro [highlight]A dança do Universo[/highlight] de Marcelo Gleiser, estou fascinado com este livro.