Brasil, Brasil, Brasil….

Para muitos a terra prometida, uma terra de oportunidades e há quem diga uma das próximas potencias mundiais em questões econômicas, sociais e tecnológicas. Puro devaneio ou realidade?

Hoje é um dia atípico, o dia que acordei e comecei a pensar nas condições de vida aqui no Brasil, eu sei que talvez esse texto causará um certo desconforto e quem sabe alguma indignação em pessoas que não compartilham do mesmo raciocínio que eu, por favor encarem apenas como um [highlight]DESABAFO[/highlight], apenas isso. Não estou aqui generalizando as coisas, só estou apontando aquilo que realmente faz a diferença no cotidiano de nossas vidas.

1 – No Brasil não se vive, se sobrevive.

Acredito que esse seja o maior motivo que muitos brasileiros depois de viverem fora durante um tempo conseguem comparar e ver que aqui no Brasil não vive, se sobrevive. Essa seria a união de todos os outros motivos citados abaixo, aqui nesse “maravilhoso” país não temos qualidade de vida, apenas vamos empurrando nossa vida com a barriga.
Porra nossa vida é unica e não teremos outra chance de viver, até quando isso?

2 – Você nunca sabe se voltará para casa á salvo.

Segurança: você sabe o que é isso? 
Em todas as vezes que fiquei fora do país eu realmente incorporei na cultura local, fiz coisas do dia a dia como ir no mercado, ir a bares noturnos, passear em praças que as pessoas locais vão, realmente participar da rotina daquele lugar e posso afirmar que uma das melhores sensações que existe é a de segurança, a sensação de poder chegar em casa são e salvo sem se preocupar se tem alguém querendo  te roubar ou algo do tipo.

3 – No Brasil temos uma das maiores cargas de impostos do mundo, a toa.

Isso todo mundo sabe né, aqui no Brasil pagamos umas das maiores cargas tributárias do mundo e o pior de tudo isso, a toa. Ainda se pagássemos uma taxa alta e isso fosse revertido a nosso favor tudo bem mas o problema é que esses impostos simplesmente “desaparecem” e não revertidos em melhorias sociais e estruturais.

4 – As diferenças sociais são enormes e gritantes.

No Brasil as diferenças são gritantes, eu sei que isso é um problema mundial mas no Brasil as diferenças são ridículas, a coisa chega a ser tão absurda que as divisões sociais são colocadas letras do alfabeto(A, B, C, D….Z), em muitos países essas diferenças são minimas , o operário se senta junto com o empresário numa mesa para almoçar ou então esse mesmo operário é vizinho e pega o ônibus com o empresário.

5 – A mentalidade do povo brasileiro é atrasada demais.

Me desculpem aqueles que pensam de forma diferente mas a mentalidade do nosso povo(grande parte) é super atrasada, talvez educação inconsistente que temos desde pequenos ou então pela cultura fortemente apoiada em preceitos religiosos, veja o exemplo do Uruguai que a cada dia que passa se mostra mais a frente dos outros países da América do sul combatendo a corrupção de forma dura e o crime organizado com a liberação da maconha para plantio ou então a legalização do aborto em determinados casos.

6 – A corrupção reina em cada um de nós.

Tenho um amigo de festival português e certa vez entramos numa conversa sobre corrupção, ele citou que a corrupção do Brasil é uma herança de Portugal, ele me disse que Portugal é um dos países mais corruptos do mundo. OK, eu sei que corrupção é um câncer mundial e que onde há pessoas há corrupção mas aqui no Brasil é absurdo, todos os dias vemos matérias relacionadas a esse mal social.

7 – A inversão de valores morais.

Você já ouviu falar do cantor(ele acha que é) Naldo?
Ou então da cantora(piriguete pra ser mais conciso) Anita?
E do professor de história Francisco que leciona história em escolas públicas quase que 10 horas por dia durante 40 anos de sua vida?
No Brasil a inversão de valores é ridícula, se da mais valor em figuras também muito ridículas e não se valoriza pessoas importantes como um professor, veja o exemplo dos professores que entraram em greve no Rio de Janeiro que ganhavam menos de R$2.000,00 mensais e os milhões e milhões que esses nojentos ganham para fazer merda.
Outro exemplo ridículo é o “rei do camarote”, uma das coisas mais ridículas que vi nos últimos tempos veiculado por uma das maiores revistas brasileiras.

8 – A sensação de impunidade da sociedade.

Quantas vezes vemos notícias relacionadas a mortes, roubos, estupros e coisas do tipo e os culpados não são punidos, sempre estão soltos e quase nunca vão pra cadeia, exemplo do caso do mensalão que foi o “water gate” brasileiro e que a grande maioria até hoje não foi punida e está até exercendo algum cargo politico. Lembra daquela mulher que atropelou um jovem em São Paulo por estar embriagada e até hoje aguarda julgamento em liberdade.

9 – No Brasil desenvolvimento se conquista com dinheiro e não com educação.

Você já ouviu falar do bolsa família?
Não sou contra esse programa. só acho que esse não é o caminho para um desenvolvimento sadio, desenvolvimento se conquista com educação e ponto. Nunca vamos chegar a lugar nenhum dando “esmola” a nosso povo, educação é a base de tudo, base da evolução moral e social, base do bem estar, base da qualidade de vida, ao invés de dar esmola dê condições para os jovens estudarem ou então oportunidades de aprendizado.

10 – Estilo de vida baseado nos conceitos americanos(American way of life).

Maldita herança americana que temos!
Nos dias de hoje somos ensinados a trabalhar, consumir e nos escravizar diante daquilo que os outros acham bom e nos impõem, é difícil se encaixar nisso, há coisas simples na vida que quase ninguém está disposto a fazer, não é preciso ter carros caros ou então roupas de marca para se ter uma qualidade de vida boa, um simples passeio no parque é uma coisa muito agradável, mas o “american way of life” coloca o povo dentro de shoppings comprando coisas que muitas vezes não são necessárias.