Atenção pessoal que vai viajar pra Holanda e é fumante, o consumo de cigarro em público é proibido, porém o de maconha não.

A Holanda[bb] como todos sabem é um pais que surpreende com suas questionáveis liberdades. Liberou o sexo ao ar livre em parques de Amsterdã para conter a violência homofóbica e desde 2008 o consumo de cigarro ao ao livre é proibido nos locais públicos holandeses, a maconha permanece liberada. Fumar um cigarro normal poderá custar aos donos de cafeterias uma multa de 300 euros pela primeira incidência e 2.400 pela quarta.

Os proprietários de cafeterias dizem que a proibição é ruim já que muitos fumantes deixarão de ir aos 720 estabelecimentos do país que atendem a fumantes de maconha. Grande parte do lucro destes estabelecimentos advém da venda de papel de seda, de maconha e de fumo desfiado que as pessoas usam para misturar com a maconha.

Em 2001 as vendas de maconha na Holanda totalizaram 1,2 bilhões de euros, segundo os mais recentes dados disponíveis do escritório de estatísticas do país.
A Holanda está seguindo os outros países europeus na medida de proibir o fumo. A Irlanda[bb] foi o primeiro país na região que proibiu fumar em lugares públicos em 2004. Suécia, Itália, Malta, França, Bélgica, Finlândia, Lituânia, Portugal, Inglaterra e outros fizeram o mesmo, com restrições totais ou parciais.

– “Esta proibição é foda, coisa de careta”, disse Nima Gani, músico que tem costume de fumar no “The NooN”. Gani confirma que fumará seus cigarros “Blueberry” de maconha e tabaco na rua.

– “Isto é um absurdo, sinto que minha liberdade é a cada vez menor, a cada dia tolhem mais o meu direito de ir e vir. Também não posso fumar em casa porque minha mãe me dá umas frigideiradas na cabeça”, continua o incompreendido .

Para aplicar a nova política, o Governo duplicou o número de inspetores de alimentos e de produtos para os consumidores. Os agentes farão visitas imprevistas aos bares, restaurantes, cafés e cafeterias, ainda que não há parâmetros que ajudem aos inspetores a distinguir entre um cigarro que só contém maconha e um que também contém fumo.
A Holanda despenalizou o uso da maconha em 1976, ainda que não tenha sido legalizada plenamente a droga porque os tratados internacionais impedem. Nos últimos 10 anos a política do governo vem sendo menos tolerante: o número de cafeterias[bb] para consumidores de maconha caiu em 39% por causa da revogação de licenças de estabelecimentos que vendem a droga pra menores.

Fonte: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3070