Não é de hoje que se muito fala no final dos tempos, conforme equações, cálculos, teorias da conspiração entre outros fatos, é dado que o fim do mundo seria em 21/12/2012 conforme calendário maia.

Muitas festas e festivais estão abordando esse assunto que julga-se ser verídico e apoiado em sínteses cientificas, tudo bem que nossa sociedade adora fazer uma “tempestade em copo d’água“, dizendo que tudo acabará, mas não é bem assim, resumindo, o calendário maia aborda o fim de um ciclo e não o fim do mundo….rsrs

Mas fique tranquilo, não será nessa data, temos mais um tempinho de sobrevida.

De acordo com pesquisadores da NASA, uma possível tempestade solar que pode ser devastadora poderá atingir nosso planeta em maio de 2013 – e não em 2012, como previa a antiga civilização.

Caso a previsão dos cientistas da Nasa se confirme, o vento solar prejudicá os sistemas de telecomunicação como televisão e a internet e a energia, com efeitos 20 vezes mais intensos do que provocou o furacão Katrina.

Em 1859, ocorreu uma tempestade geomagnética do tamanho da prevista para 2013. Conhecida como “Evento Carrington”, por ser testemunhado pelo astrônomo Richard Carrington, a tempestade causou incêndios em escritórios de telégrafos, eletrificou cabos de transmissão e produziu auroras boreais intensas.

Se o mesmo ocorrer, seriam necessários entre quatro e dez anos para reparar os danos causados pela atividade do Sol. Mas a Nasa acredita os danos podem ser menores, se os pesquisadores conseguirem prever com mais exatidão ainda a chegada de uma tempestade. Assim, as empresas de telecomunicação e ligadas à energia elétrica poderiam se precaver protegendo seus instrumentos.

Para ver a reportagem na integra clique aqui.
Indicação de nosso amigo @Xarope.

obs.(um dos temas mais abordados no Universo Paralello #10 foi esse, e a Respect terá um edição com contexto voltado em 100% para isso)