Esse ano no Universo Paralello tive uma impressão um pouco ruim de algumas pessoas que passavam ao meu lado  e reclamavam de tudo e de todos, ouvi reclamações que vinham desde filas no caixa até roubos de barracas inteiras, passando por reclamações sobre o line-up do festival e até a absurda reclamação de sol demais(detalhe: estávamos na Bahia se alguém não se lembra).

Vejo cada dia mais o povo reclamando e reclamando de coisas absurdas, certa vez uma amiga nossa falou que isso era mania de paulista porque como temos mais festas do que em outros lugares do país automaticamente ficamos mais exigentes, até faz sentido mas não explica de forma sólida essa “mania feia” que muitas pessoas tem.

Até concordo com alguns pontos de vista “reclamões” como por exemplo a falta de horário e informação do line-up desse ano do Universo Paralello, muitas pessoas pagaram caro pelo ingresso para ver determinado artista e não conseguiram por causa do atraso dos mesmo, até ai tudo bem foi uma falha do festival e com certeza um aprendizado para as próximas edições, também né pessoal levar DJs e artistas dos 4 cantos do mundo para um lugar tão inóspito como é o local do festival não é fácil.

Organizar eventos alternativos desse tipo no Brasil não é fácil, os custo das coisas são exorbitantes, o acesso é muito mais difícil do que em festivais fora do pais como por exemplo na Europa ou até mesmo na Ásia.
Imaginem o custo de um artista que vem somente para tocar aqui em alguma festa, custo de passagem, estadia, cotação do euro e etc, o que seria 500 euros na Alemanha por exemplo ficaria de 4 a 5 vezes a mais no nosso país contando que normalmente esses artistas residem por lá mesmo e o custo das passagens é extremamente mais barato.

Estou falando isso porque vi alguns comentários negativos em posts relacionados a edição desse ano da Shivaneris, pessoas assim deveriam parar e analisar que é caro e complicado de se fazer festas de qualidade bem decoradas, organizadas e com um bom line-up.

Um dos núcleos que mais tem me chamado atenção nos últimos tempos é o pessoal da shiva trance, eles levam a palavra organização e decoração ao pé da letra e produzem uma festa de qualidade, os preços realmente não são os mesmos de 4 ou 5 anos atrás mas também tudo aumentou, desde nossa inflação e o valor do cambio de moedas internacionais.

Vamos dar mais valor em nossas festas e festivais e contribuir para que cada dia mais tenhamos eventos mais bonitos e bem produzidos, existem festas boas e festas ruins, basta sabermos apoiar as certas.