Dois dias depois do termino do festival e a comunidade do Universo Paralello no orkut já estava cheia de críticas, elogios e reclamações. Como é de costume do povo brasileiro claro que tinha  mais reclamações do que elogios.
Diante de tantas reclamações a org. do UP resolveu se pronunciar e colocou um comunicado na comunidade oficial do orkut, a seguir alguns dos pontos mais importantes da explicação dada pela organização.

Sobre a limpeza da área.
O lugar nunca tinha sido limpo antes. Eram toneladas de lixo na praia. Sacos plásticos, Pets, Galões de óleo de navio, Latas etc…
Na pista Alternativa era um cemitério de pinheiros mortos. Haviam 250 árvores cortadas rente ao chão, pelo vizinho a 4 anos atrás. Só haviam tocos que foram retirados com raízes mortas e troncos e a área foi toda limpa e se transformou na pista alternativa.
Não foi derrubada nenhuma árvore e toda a limpeza do mato foi sob a supervisão do CRA (IBAMA). O Festival foi todo construído em bambu e somos referencia no IBAMA da Bahia.
90% do lixo produzido no festival foi reciclado, apenas 10% foi para o aterro sanitário.

Em relação a água consequentemente os banheiros molhados, tivemos uma serie de fatores que atrapalharam o bom funcionamento, pela primeira vez passamos por uma estiagem de quatro meses sem chuva na região do festival, os nossos banheiro e chuveiros foram construídos e distribuídos, contando que teríamos água nos poços, igual as edições anteriores, mas no mês dezembro quando fomos testar o funcionamento dos banheiros, para nosso espanto os poços secaram em trinta minutos de funcionamento.
O desespero tomou conta da equipe da hidráulica e fomos obrigados a buscar água a 5 km de distância em um rio da região, entre o caminho foram construídos dois reservatórios de água de 450.000 litros cada um e toda a nova logística de encanamento dentro do festival. Testamos mais uma vez o novo projeto e funcionou perfeitamente.
Na madrugada do dia 27 para o dia 28, vândalos destruíram 150 metros de encanamento e perdemos no pasto quase 500.000 de litros de água já captados , o pânico tomou conta não só da a equipe de hidráulica como toda a produção. Demorou mais de 24 horas para enchermos os tanques de reservatórios novamente, dentro desse caos não havíamos outra alternativa, como alugar caminhões pipas, toco ou traçados, apenas esses poderiam trafegar no terreno arenoso do local.
E para piorar os mesmos não conseguiam chegar na área do festival para descarregar a água pelo fato do transito caótico na portaria.Foram apenas 4 meses para construir em um novo local, pois o festival estava embargado em Pratigi e so seria realizado a base de um TAC.
Para preservamos o festival e mantermos a nossa liberdade de expressão fizemos essa mudança radical, esperamos contar com a compreensão de todos.
A equipe do Universo paralello trabalha junto a 6 anos e por isso que conseguimos reverter o quadro nos últimos dias.
Realmente fiquei muito chateado com esse problema da água, foram 8 meses sem dormir pra conseguir que acontecesse os 10 anos.
2009 foi muito complicado e a única coisa que eu tenho certeza eh que tem que amar de coração pra entrar nessa jornada.
Desculpas sinceras e meus agradecimentos a todos que se desdobraram para a realização do Festival.

Swarup