Desde os primórdios o ser humano tenta se expressar com a dança, nossos ancestrais mais antigos com certeza de alguma forma se expressaram com a dança em rituais ou em celebrações tribais.

Hoje em dia se fala muito na globalização da língua e da comunicação entre diferentes culturas.Quando pensamos em nos comunicarmos logo imaginamos uma língua universal e genérica entre todos os seres humanos, ou seja, a língua mais falada no mundo o inglês, porém há algumas peculiaridades que não conhecemos e que não notamos em nosso dia a dia como por exemplo a dança.

A dança é uma linguagem universal, pois torna possível contar uma história com início, meio e fim, e através dos movimentos dançados que são peculiares a esta forma de expressão, vencemos as barreiras da língua e falamos com as emoções.
Os movimentos falam. Um gesto pode ferir mais do que uma palavra, daí a preocupação com essa forma de linguagem. Não devo falar por falar, dançar por dançar e sim pensar, refletir para então me fazer entender. O corpo é uma preciosidade física com qual experimentamos a vida. A dança completa essa experiência porque é a arte do movimento.

Mas e agora, como se comunicar em um festival onde a mescla de culturas, raças, cores, credos e línguas é intensamente diversificada?
Simples. Apenas dance, expresse-se, conte uma história sobre a vida, divirta-se, sorria ou grite com certeza você será compreendido e compreenderá o próximo.