Do comando das pick-ups aos centros acadêmicos, vem crescendo as possibilidades para os DJs que desejam aperfeiçoar o seu trabalho. Uma opção é o curso superior de Tecnologia em Produção FonográficaProdução de Música Eletrônica (DJ Profisisonal), oferecido pela Universidade Anhembi Morumbi. Com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, o DJ pode ampliar seu espaço de atuação ao se profissionalizar para a criação de trilhas de desfiles de moda, cinema, televisão, videoarte, áudio esculturas e outras formas de mídia-arte.

O curso foca seu ensino no domínio das tecnologias de ponta que são utilizadas em todo o mundo, nos mais diferentes estilos e variações – house, lounge, hip-hop, drum “n” bass, entre outros. Porém, o aluno também aprende a gerenciar o seu próprio negócio e conhece a história nacional e internacional da e-music para investir em novos nichos de mercado.

Os DJs também participam de workshops com colegas de profissão e produtores vanguardistas da música eletrônica. A Anhembi Morumbi garante que grande parte do corpo docente também atua no mercado, ocupando cargos de direção nas principais emissoras de Rádio e TV do Brasil, produzindo discos, trilhas para cinema e televisão e atuando nos melhores clubes de música eletrônica de São Paulo.

Os dois anos de duração do curso dá ao DJ as competências para interagir com músicos ao vivo; compor, criar, gravar, remixar e produzir e-music em home studios e estúdios profissionais de gravação, mixagem e masterização; conhecer a legislação de aplicação e os circuitos de comercialização de música eletrônica; gerir negócios relacionados ao mercado fonográfico, utilizando estratégias inovadoras e criativas; apresentar-se como projeto ou banda de música eletrônica, executando um live P.A. e também como DJ; ser produtor musical de artistas, programas de televisão, rádio, cinema ou internet.

Como informa o site (portal.anhembi.br),o curso mostra-se bastante completo, formando profissionais capacitados para tratar com as diferentes facetas da profissão. Tudo isso é comandado pelo Prof. Leonardo Vergueiro, coordenador do curso. O seu currículo inclui formação como Mestre em Comunicação, Especialista em Psicopedagogia da Arte e da Comunicação e graduado em Rádio e TV. Também possui formação profissional em cursos de Áudio e Musicalização no Instituto de Áudio e Vídeo e Áudio Cenografia no SESC de São Paulo.

Vi no site eletromusica, disponível  neste link.