Fazendo jus ao nome do festival, em cada edição o núcleo RESPECT transmite mensagens que ampliam a consciência ecológica através da cultura Trance.

Hoje, o evento fomenta a Arte e Cultura Alternativa no sudeste brasileiro com um conjunto de atividades socioambientais, espaço de terapias alternativas e vivência intercultural. O núcleo RESPECT construiu uma nova forma de entretenimento cultural, interativo e responsável com a natureza.

Além de levar DJs e produtores em destaque da cena brasileira e mundial das vertentes do trance, o festival incentiva e divulga projetos que buscam soluções inovadoras em sustentabilidade. O título ECO-RESPECT ganha força e segue fiel para a promoção do movimento cultural que propõe mudança de comportamento através da arte-educação.

Colecionando 15 festas ao longo de 6 anos, Respect segue para a segunda edição da Lost Festival entre os dias 28 de abril e 1 de maio em Ilha Comprida (SP) e colocou na programação um caleidoscópio cultural recheado de ações como exposições de artes plásticas, visuais, experimentais, performáticas, circenses, happening, artesanato, projeções, música, pirofagia, multimídia, bio-construção, teatro, cinema cult, conferências, palestras, instalações, yoga, cura nativa, entre muitas outras.

Reunindo as produções contemporâneas mais criativas, o festival Respect cria um espaço de difusão para a nova cultura que alia tecnologias sustentáveis, misticismo, arte visionária e permacultura.

O Festival abre com a cena indígena local, fortalecendo a proposta cultural do Lost festival. A Aldeia Tekoa Tapiy (que significa “Lugar onde se vive em comunidade”) do Rio Branquinho – Cananéia (SP), fará a abertura do Festival as 15h do dia 28 de abril na Pista Principal. Reconhecem-se coletivamente como Ñandeva ekuéry (“todos os que somos nós”).

Programação Artística e Cultural

Dos destaques, o “Sincronário Galáctico Das 13 Luas e a Cultura Maia’ é um dos eixos temáticos do festival. A Tenda de Cura é uma área destinada ao intercambio de práticas, ensinamentos, cursos e curas que visem o resgate da medicina integrada com a tríade mente, corpo e espírito. O Espaço Criança Nova Era é um espaço especial para as crianças, onde se desenvolverá atividades ecopedagógicas, circo, teatro, brincadeiras, jogos e apresentações infantis com direito à nave encantada do público infantil do festival.

d-ECOkraft & [ARTECOLETIVA] traz um novo conceito artístico à decoração. A união entre o design em papelão reciclável do núcleo d-ECOkraft e a plástica de seis artistas visionários concebeu a ARTECOLETIVA e reforça através do Live Painting, a necessidade de integração saudável entre Homem e natureza.

 

 

 

Feira Mix conta com exposição e o comércio da Arte Alternativa, Psicodélica e Artesanal. O consumo consciente também faz parte do espaço incentivando práticas como a troca de objetos, informação e reutilização de materiais. A Feira Cultural expõe projetos coletivos que buscam fortalecer a cultura local, incentivar práticas mais  conservacionistas ao meio ambiente e a nós mesmos, compartilhando conhecimentos e novas idéias.

 

 

Espaço Gaia concentra as artes psicodélicas, visionárias, futuristas e tradicionais. As peças poderão ser adquiridas pelo público no final do festival.

 

 

 

 

 

Cine Cult tem as melhores mostras psicodélicas com vídeos, curtas, longas, documentários, animes, web vídeos e outros tipos de produção áudio-visual.

“Quando entendemos que tempo é arte tudo se torna bonito e harmônico e nada mais será feio”

O Projeto Evento Limpo / Eco-Atitudes

Harmonizados com a natureza, a organização do evento tem um formato de gestão ambiental que sustentabiliza seus processos, suas vivências e toda a estadia na Ilha Comprida, local escolhido para o Lost Festival 2012.

Nesta edição, a Physis Soluções em Desenvolvimento Ambiental em parceria com a organização do evento, desenvolvem juntos o Projeto EVENTO LIMPO. O projeto apresenta soluções sustentáveis que visam à redução dos impactos ambientais gerados pelo lixo produzido e pela infraestrutura desde quando surge a ideia do evento até a sua total desmobilização.

Além destas ações, diversas outras atividades acontecerão, contribuindo não só para a melhoria da qualidade ambiental do evento como também para a sensibilização do público envolvido. Reciclagem dos resíduos do evento, lixo orgânico para compostagem, utilização de materiais biodegradáveis, estruturas edificadas com materiais alternativos de menor impacto através da bioconstrução e da permacultura, reaproveitamento de materiais para a cenografia, decoração e figurinos, são exemplos de algumas das ações que englobam o conjunto de ações e participações do Lost Festival Respect. Oficinas de conscientização ecológica, distribuição do microlixo, distribuição de sementes e duchas para banhos com sistema de filtragem da água residual também somam a proposta ecoeficiente do evento.

Diversas formas de compensação serão implementadas, como o plantio de espécies florestais nativas do Bioma Mata Atlântica, capacitação ambiental da comunidade e sensibilização do público visitante. Quando falamos em meio ambiente, a questão climática é a mais carente da compensação ambiental. Causado pela ação antrópica humana, o aquecimento global torna-se uma ameaça as presentes e as futuras gerações. O projeto também irá compensar as emissões climáticas do Festival.

Já o “Plante Árvores Brasil” é uma parceria desenvolvida por jovens ambientalistas (João Felipe Morel Alexandre; Monica Gabriela Barbosa; Marilia Monte Pinheiro) que vêm fazendo a conscientização ecológica entre crianças e jovens de todas as idades, incentivando e realizando o plantio e a doação de árvores nativas, arbustivas e herbáceas em eventos socioambientais do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os ingressos são limitados e valem R$ 280,00 até dia 28 de abril ou enquanto durar o lote. Estacionamento é free para ingressos antecipados.

Programação completa, line-up de djs, pontos de venda e mais infos em: http://www.respect.art.br/lostfestival2012/index.html