banner_legalizacao_maconha

A frase acima foi dita por Jack Cole, um ex-policial americano que prendeu muitos traficantes enquanto ficou infiltrado no tráfico na década de 70.
Jack Cole passou 14 anos infiltrado em grupos de traficantes de Nova Jersey, nos EUA, hoje ele dirige uma ONG que reúne juízes, promotores e policiais em 76 países, a favor da legalização das drogas.
O ex-policial diz que com a legalização da drogas o consumo entre jovens cai 22% e as mortes por overdose 52%, isso foi um fato que acorreu em Portugal em 2001 quando o governo descriminalizou as drogas.

“se você legalizar a droga, sabe o que vai acontecer do dia seguinte nos morros do Brasil? Eles vão estar fora do negócio, não vão ter mais território para defender. Eles só tem armas porque precisam se defender da polícia e das outras gangues.” diz Jack Cole.

Abaixo algumas perguntas que a revista época fez para o ex-policial:
* Porque o senhor faz uma relação entre o número de presos na década de 70 e o aumento do tráfico hoje?
Cole= Prendemos gente que tinha recuperação, que não era exatamente um traficante. Gente comum que foi para a cadeia e lá conheceu traficantes de verdade, fez um verdadeiro curso intensivo de tráfico e outros crimes. E não se recuperam quando saem de lá. Quem vai dar emprego? A alternativa é traficar mais, roubar e matar, ainda mais depois de fazer amizades e se profissionalizar na cadeia. A única forma de quebrar essa corrente é liberar as drogas.
*Mas, se a maconha for liberada, aparecerá alguém traficando cocaína. Se a cocaína for liberada, aparecerá alguém vendendo crack…
Cole= E por que não podemos liberar tudo de uma vez? Temos de liberar todas as drogas. No momento em que liberarmos, acabará o tráfico. Ele simplesmente não vai mais precisar de armas, nada disso. As drogas seriam vedidas em qualquer lugar, e o consumidor saberia exatamente  o que ele está usando, como vocês tem na embalagem de cigarro os avisos de todas as substâncias que o produto contém. Os governos deram às polícias a missão de proteger os adultos de si próprios. Isso não faz sentido. Não funcionou com o álcool, e nós levamos 30 anos para perceber isso. Na hora em que legalizamos o álcool, acabou o crime provocado pelo álcool.